Eventos que podem impactar a Bolsa nesta semana
Publicado às 21h31
Eventos no radar do mercado:
Ata do Copom
Na terça-feira, 7, às 8h, será divulgada a ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada na semana passada. O documento pode trazer mais detalhes sobre a avaliação do Banco Central (BC) sobre inflação e outras variáveis da economia. O BC decidiu pela manutenção da taxa Selic em 13,75% em seu último encontro.
Inflação oficial
Outro destaque da semana é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente ao mês de janeiro, que será divulgado na quinta-feira às 9h. O BC monitora esse indicador. Um dado muito acima ou abaixo do esperado pelo mercado pode impactar papéis do setor de varejo e tecnologia.
Fala do chefe do BC dos EUA
Na terça-feira, às 12h40, o presidente do BC americano, Jerome Powell, participa de uma conversa no The Economic Club of Washington. O discurso pode mexer com os mercados.
Política e economia no Brasil
Nesta segunda-feira, 6, Aloizio Mercadante vai assumir oficialmente a presidência do BNDES. Analistas monitoram o tom de seu discurso.
Também começa a concentrar as atenções dos analistas o nome que vai substituir Bruno Serra na Diretoria de Política Monetária do Banco Central. O mandato dele encerra em 28 de fevereiro. A substituição ocorre em meio a críticas do presidente Lula sobre a autonomia do Banco Central e a meta de inflação, o que tem pesado negativamente no mercado.
Construtoras
Vale ficar atento aos papéis das construtoras de baixa renda. Neste domingo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o presidente Lula vai relançar o programa Minha Casa, Minha Vida este mês, com foco em um público de baixa renda.
Resultado dos bancões
É importante ficar atento aos balanços dos grandes bancos, o que pode impactar o Ibovespa. O Itaú (ITUB4) e o Bradesco (BBDC4) divulgam resultado nesta semana. Veja a agenda abaixo:
Terça, 7
Itaú, Pine, Brasil Agro, BR Properties – após o fechamento do mercado.
Quarta, 8
Banco ABC Brasil, Banco Pan, Klabin – antes da abertura do mercado.
Log CP – após o fechamento do mercado.
Quinta, 9
BB Seguridade – antes da abertura do mercado
Bradesco, Alpargatas, Multiplan, Aeris, BR Partners, 3 Tentos, Porto Seguro, Tim – após o fechamento do mercado.
Sexta, 10
Usiminas – antes da abertura do mercado.
Estudo de ações da Bolsa
Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Cmin3, Petr4, Prio3, Ggbr4, Csna3, Ntco3, Raiz4, Bbdc4, Alpa4, Yduq3 e de Csed3. Acesse aqui o vídeo.
Notícias corporativas
Processo de venda da Aesop pela Natura (NTCO3) será finalizado entre março e abril, diz jornal
Segundo o blog do jornalista Lauro Jardim, no O Globo, o processo de venda da Aesop para “algum gigante global do setor” só deve ser finalizado entre março e abril.
A informação, divulgada neste domingo, 5 é atribuída a envolvidos na transação.
A Aesop é a marca de luxo da Natura &Co (NTCO3).
No dia 31 de janeiro, em resposta a questionamentos da B3 após notícias veiculadas na mídia de que a LVMH e a L’Oréal estariam interessadas na Aesop, a Natura explicou que permanece avaliando a viabilidade de venda de participação na Aesop como uma das alternativas estratégicas para financiar o crescimento acelerado da companhia.
“Não há até o momento qualquer definição quanto aos termos, condições e a própria contraparte da companhia em uma potencial transação”, afirmou à época.
Gerdau (GGBR4) obtém êxito em processo judicial e vai receber R$ 800 milhões
A Gerdau (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) informaram na sexta-feira, 3, que, conforme vinham divulgando em suas demonstrações financeiras, obtiveram êxito em processo judicial de natureza tributária relativamente ao direito de créditos de PIS e COFINS nas suas aquisições de sucata.
Segundo a Gerdau, com o trânsito em julgado da decisão judicial, ocorrido em 2 de fevereiro de 2023, as empresas terão o direito de reconhecer nos resultados o crédito de aproximadamente R$ 800 milhões (principal acrescido de atualização monetária, deduzido de honorários advocatícios e tributos).
A siderúrgica destacou em um fato relevante que esse valor, até então divulgado como Outros ativos contingentes, atingiu o patamar de “praticamente certo”, resultando no reconhecimento do ativo tributário.
A companhia informou ainda que a expectativa de monetização se dará no prazo de até 5 anos.
Fonte. https://financenews.com.br/2023/02/eventos-que-podem-impactar-a-bolsa-nesta-semana-42/